Paulo ensinou o que sobre a lei ? Parte 1.
- Rafael Macedo

- 16 de abr. de 2019
- 8 min de leitura
Há muita controvérsia sobre o que Paulo realmente ensinou a respeito da lei. Grande parte da comunidade cristã acredita que Paulo ensinou que a lei foi revogada, embora o seu próprio Messias tenha dito o contrário:
Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado mínimo no reino dos céus; mas aquele que os observar e ensinar, esse será chamado grande no reino dos céus. Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Estaria Paulo contra seu Senhor ? Analisando os textos abaixo verificamos que não.

A seguir, uma coleção de escrituras claras mostrando que Paulo nunca ensinou que somos livres para desobedecer à lei (hebraico: Torá).
Leia todo este estudo (por favor, não percam) antes de chegarem a uma conclusão.
Primeiramente, é óbvio que o próprio Paulo acreditava em manter a lei:
At 24:14 (NKJV) - "Mas isto eu te confesso que, de acordo com o caminho que eles chamam de uma seita, então eu adoro ao Deus de meus pais, acreditando em todas as coisas que estão escritas na Lei e nos Profetas. Atos 25: 8 - Enquanto ele respondia por si mesmo: "Nem contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César, ofendi em coisa alguma". Atos 18:21 - mas despediu-se deles, dizendo: "Devo de todas as maneiras manter esta festa que vem em Jerusalém; mas eu voltarei para vós, o Senhor disposto." E ele partiu de Éfeso. Romanos 7:25 - Eu agradeço a Yahweh - através de Jesus, o Messias, nosso Mestre! Assim, com a mente, eu mesmo sirvo a lei de Yahweh, mas com a carne, a lei do pecado.
Paulo ensinou os discípulos a não deixar ninguém julgá-los por observar a lei, ao contrário do que muitos ensinam, Colossos celebrava as festas e cumpria as leis, Paulo usa o texto abaixo para dizer para não deixarem ser julgados quanto ao que faziam :
Col 2: 16-17 - Portanto, ninguém te julgue na comida ou na bebida, ou a respeito de uma festa ou lua nova ou sábados, que sejam sombras das coisas por vir, mas do corpo do Messias.
Paulo diz que os executores da Lei serão justificados e aqueles que a violarem serão julgados.
Romanos 2:12 - Porque todos os que pecaram sem lei também perecerão sem lei, e todos os que pecaram na lei serão julgados pela lei 13 (porque os que ouvem a lei não são à vista; do Senhor, mas os que praticam a lei serão justificados;).
A palavra que é traduzida "sem lei" aqui é a palavra ANOMIA que significa "sem lei". (Veja o léxico de Thayers e Strong) . Paulo diz que conhecemos Sua vontade e aprovamos as coisas excelentes quando instruídas pela lei.
Romanos 2:17 - Na verdade tu és chamado judeu, e descansas na lei, e glorifica-te no Senhor, 18 e conhece a {sua] vontade, e aprova as coisas excelentes, sendo instruído pela lei, 19 e está confiante de que você mesmo é um guia para os cegos, uma luz para os que estão em trevas, 20 um instrutor de tolos, um professor de crianças, tendo a forma de conhecimento e verdade na Lei.
Aqui ele diz que quando nós quebramos a Lei, nós desonramos a Yahweh e blasfemamos do Seu nome.
Romanos 2:21 Você, portanto, que ensina a outro, você não ensina a si mesmo? Você que prega que um homem não deve roubar, você rouba? 22 Tu, que dizes: Não adulterar, comete adultério? Você que abomina ídolos, você rouba templos? 23 Tu, que te gloriais da lei, desonrais a Javé, quebrantando a lei? 24 Pois "o nome do Senhor é blasfemado entre os gentios por causa de vós", como está escrito.
Aqui Paulo declara duas vezes que aprendemos o que é pecado da Lei. Isso confirma a declaração em 1 João 3: 4 de que o pecado é transgressão da lei.
Romanos 3:20 - Por isso, pelas obras da Lei, ninguém será justificado diante de seus olhos, porque pela lei o conhecimento do pecado.
Romanos 7: 7 - O que diremos então? [A lei] é pecado? Certamente não! Pelo contrário, eu não teria conhecido o pecado exceto através da lei. Pois eu não teria conhecido a cobiça a menos que a Lei dissesse: "Não cobiçarás".
Aqui está uma escritura chave provando que Paulo acreditava que através da fé nós não tornamos a Lei nula, mas sim estabelecemos a Lei (Causar ou fazer ficar em pé, nº 2476).
Romanos 3:31 - Nós então anulamos a lei pela fé? Certamente não! Pelo contrário, estabelecemos a lei.
Aqui está outra escritura chave como a acima, provando que Paulo não acreditava que uma vez que estivéssemos sob a graça, que pudéssemos continuar a pecar (quebrar a lei):
Romanos 6:15 - O que então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? Certamente não! 16 Vocês não sabem que a quem vocês se apresentam escravos para obedecer, vocês são escravos de quem obedecem, seja do pecado [à morte] ou da obediência [levando] à justiça?
Aqui Paulo está igualando "a Lei" com "o mandamento" e afirmando sua opinião sobre eles:
Romanos 7:12 - Portanto a lei é santa, e o mandamento é santo e justo e bom.
Aqui está uma declaração impopular de Paulo. Muitos gostam de acreditar que a lei é da carne. Não é verdade! É espiritual:
Romanos 7:14 - Porque sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Paulo se deleita na lei de Yahweh
Romanos 7:22 - Porque me agrado da lei do Senhor, segundo o homem interior.
Agora vamos passar para onde Paulo usa o termo "anarquia". A palavra que é traduzida como "anarquia" nos versículos seguintes é a palavra grega "anomia" que contém a seguinte definição:
BDB / Thayers # 458 458 anomia {an-om-ee'-ah} de 459; TDNT - 4: 1085,646; nf AV - iniqüidade 12, injustiça 1, transgredir a lei + 4060 1, transgressão da lei 1; 15 1) a condição de sem lei 1a) ignorante da lei 1b) por causa de violá-la 2) desprezo e violação da lei, iniqüidade, maldade
Agora, para uma segunda testemunha, aqui está a definição disso no Léxico Hebraico de Strong:
458 . anomia, an-om-ee'-ah; de 459; ilegalidade , isto é, violação da lei ou (gen.) perversidade: --- iniquidade X transgredir (íon) da lei, injustiça.
Agora note que ambos os léxicos afirmam que ambas as palavras vêm da palavra grega # 459. Essa palavra significa "ser destituído ou violar a lei mosaica" (ver os Lexicons de Thayer e Strong). Agora, a palavra # 458 é traduzida como "transgressão da lei" na versão do rei Jaime de 1 João 3: 4.
1Jo 3: 4 (KJV) Todo aquele que comete pecado, também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
Sim, isso foi escrito por João, mas certamente está mostrando que essa palavra é certamente a definição de pecado. Pois o pecado é "anomia" (condição de estar sem a lei ou violação da lei, transgressão da lei)
Nestes versos, ele mostra que a justiça é o oposto da ilegalidade (# 458 em violação da lei). Portanto, se alguém está mantendo a lei, eles devem andar em retidão. (Embora isto já esteja confirmado por muitos versos que eu já mostrei.) Por favor, lembre-se disso para mais tarde no estudo.
Romanos 6:19 - falo em humanos [termos] por causa da fraqueza de sua carne. Pois assim como apresentastes vossos membros como escravos da impureza e da iniquidade, levando a mais a anarquia, apresentem agora os vossos membros como escravos da justiça da santidade. 2Cor 6:14 - Não sejais desigualmente unidos aos incrédulos. Pois que comunhão tem justiça com a iniquidade? E que comunhão tem luz com as trevas?
Aqui, novamente, Paulo iguala essa palavra (# 458) Sem lei com o pecado.
Romanos 4: 7 - Bem-aventurados aqueles cujas obras sem lei são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;
Agora aqui está um exemplo onde esta palavra é usada ao traduzir o Antigo Testamento.
Hebr 1: 9 - Você ama a justiça e odeia a iniquidade (# 458); Portanto Elohim, teu Elohim, te ungiu. Com o óleo de alegria mais do que os teus companheiros.
Agora isso é interessante ... aqui está um exemplo de onde o Novo Testamento está citando o antigo testamento. (Do hebraico ao grego). Agora que palavra esta palavra grega # 458 traduziu de? Vamos descobrir:
Salmo 45: 6 (KJV) O teu trono, ó El ', é para sempre e sempre: o cetro do teu reino [é] um cetro correto. 7 Tu amas a justiça e odeias a iniqüidade: (Do grego # 458), portanto, El ', teu El' ungiu-te com o óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
Então vem da palavra hebraica reshah (# 7562) que significa "maldade" !! Agora, como esta palavra é usada em outros lugares nas escrituras? Aqui vimos um exemplo de um salmo que torna a maldade o oposto da justiça. (Assim como Paulo ensinou).
Agora, este estudo pode durar para sempre e provar que o significado do que Paulo quis dizer com "justiça" era obediência à Lei, mas vamos examinar alguns exemplos.
Romanos 6:16 - Vocês não sabem que a quem vocês se apresentam escravos para obedecer, vocês são escravos de quem obedecem, seja do pecado [à morte] ou da obediência [conduzindo] à justiça?
Aqui a obediência é igualada à justiça (como definido pela lei)
Romanos 10: 5 - Moisés escreve sobre a justiça que é da Lei: "O homem que faz essas coisas viverá por eles."
Aqui estão muitas outras escrituras, em seguida, onde Paulo diz que devemos andar em retidão:
Ef 5: 8 - Porque outrora foste uma escuridão, mas agora és luz no Senhor. Andai como filhos da luz 9 (pois o fruto do Espírito [é] em toda a bondade, justiça e verdade), 10 descobrindo o que é aceitável ao Senhor. 11 E não tenha comunhão com as obras infrutíferas das trevas, mas antes as exponha. Efésios 6:14 - Portanto, permanecei, cingi-vos de verdade com a cintura, depois de ter posto a couraça da justiça. Fp 1: 9 - E isto eu oro, para que o seu amor possa abundar ainda mais e mais em conhecimento e discernimento, Fp 1:10 para que você possa aprovar as coisas excelentes, para que você seja sincero e sem ofensa até o dia do Filipos 1:11 sendo cheio dos frutos da justiça que são de Jesus, o Messias, para glória e louvor do Senhor. 2Tim 2:22 - Fugi também das luxúrias da juventude; mas persegue a justiça, a fé, o amor e a paz com aqueles que invocam o Senhor de um coração puro. 23 - Mas evite disputas insensatas e ignorantes, sabendo que elas geram contenda.
Aqui está um exemplo em que Paulo dá mais um passo adiante mostrando que TODA A ESCRITURA (que deve incluir a Lei de Yahweh porque não havia escrito "novo testamento" naquele tempo) é dada por Yahweh, proveitosa para doutrina, para reprovação e instrução em justiça.
2Tm 3:16 - Toda a Escritura [é] dada por inspiração do Senhor, e é proveitosa para a doutrina, para a repreensão, para a correção, para a instrução da justiça, 17 para que o homem do Senhor seja completo, totalmente equipado para todo bem. trabalhos.
Agora, em conclusão, devo dizer que teria de haver muito pouca dúvida de que, de acordo com esses versículos em que Paulo falou, ele certamente sustentou a Lei como a própria definição de justiça e santidade. E ele ensinou que quebrar esses mandamentos eram Injustiça, iniqüidade e, mais importante, pecado.
Portanto, podemos concluir que sempre que Paulo fala de pecado ... ele certamente está falando sobre desobedecer os mandamentos da lei. Quantas mais escrituras poderiam ser acrescentadas quando Paulo fala contra o pecado? Este estudo certamente teria muitas páginas!
Portanto, podemos ver que deve ter sido óbvio para Paulo, bem como bastante óbvio para seus seguidores, que a obediência à Lei era esperada. Acredito que muitos dos detalhes da observância da Lei foram trabalhados em suas reuniões públicas, bem como nas sinagogas (ver onde Tiago tomou a decisão em Atos 15 de que os gentios aprenderiam a Lei sobre as sinagogas todos os sábados).
À luz de todas essas escrituras, está bem claro que quebrar a lei do SENHOR é a própria definição de pecado. Que o Senhor nos conduza à verdade e ao seu Reino, pelo seu maravilhoso Espírito, que é a palavra do Senhor. (João 6:63)
Uma citação final:
Romanos 8: 6-7 Pois ter uma mente carnal é a morte, mas ter espírito espiritual é vida e paz. Porque a mente carnal é inimizade contra o Senhor; porque não está sujeito à lei de Yahweh, nem pode ser.
Continua...






Comentários